sexta-feira, 22 de abril de 2011

Teria Sido Só a Chuva ?

Martius de Oliveira, que esteve em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro onde uma catástrofe climática vitimou mais de 700 pessoas - até agora -  nos traz um relato um tanto diferente de tudo o que já ouvimos até agora.

Desde o começo eu estranhei um ponto em comum nas declarações dos sobreviventes desta tragédia: todos foram subitamente acordados na madrugada, instantes antes dos deslizamentos de terra soterrarem bairros inteiros. Parecem terem sido despertos !

Agora, o relato de Martius levanta a questão que teimava em permanecer calada: Foi apenas a chuva que causou tanta destruição ? - Nem o terremoto do Chile, no ano passado, fez tantas vítimas...

"Muitos dos desabrigados em regiões remotas disseram acordar com cachorros latindo e a terra tremendo. Me relataram que as chuvas não foram tão acima de uma tempestade de verão como relata a mídia.
Logo em seguida uma avalanche de lama e pedras enormes descia pelas encostas destruindo tudo pela frente.
Depois do incidente, mesmo chovendo muito forte não houve novos deslizamentos.

De helicóptero a gente vê uma faixa de uns 120 km de extensão por uns 2 de largura seguindo uma linha meio sinuosa.
Havia topos de montanhas pedregosos como o Dedo de Deus, e cujo padrão de deslizamento se inciava no cume. Para que as pedras rolassem de lá só poderia haver uma explicação - tire as suas conclusões. Vários amigos do meu pai haviam relatado sentir pequenos abalos ao longo da terça-feira passada. Houve algo maior, bem maior meu amigo, do que uma grande enxurrada..."


http://minhamestria.blogspot.com/2011/01/noticias-de-teresopolis-teria-sido-so.html

Será que estão nos escondendo a verdade ?
Será que não querem causar mais pânico na população já aterrorizada ?
Será que um terremoto sacudiu a região serrana do Rio ?

As questões não vão mais ficar caladas. Elas serão levantadas à medida que o trauma for acalmando e os sobreviventes criarem coragem de admitir que algo maior, bem maior, aconteceu alí.