terça-feira, 5 de abril de 2011

Ice, Ice, Baby !

Estão construindo coisas estranhas no mundo, gastando bilhões na implantação de projetos científicos misteriosos e digo "misteriosos" porque buscam respostas que, aparentemente, não nos servirão imediatamente para nada.


É assim com o Grande Acelerador de Partículas, a Câmara de Sementes da Noruega e agora o Observatório Antártico de Neutrinos chamado IceCube.


Os dois primeiros já não são novidade, mas o IceCube, é.


Trata-se de um observatório subterrâneo de partículas subatômicas dentro de um enorme cubo de gelo com um quilômetro de extensão em cada face, no subterrâneo no Polo Sul. É o maior e mais caro já construído e ajudará os cientistas a estudar as partículas espaciais na busca da matéria negra.


Ok, sou a favor da pesquisa científica desde que ela tenha aplicação. Pra quê precisamos saber de matéria negra, neutrinos e partículas subatômicas senão para construírmos mais uma arma de guerra ?


Os cientistas defendem que precisamos saber o que são os neutrinos porque eles  acreditam que tenham sido criados primeiro durante o Big Bang e ainda são gerados por reações nucleares em sóis e quando uma estrela morre, gerando uma supernova.Trilhões deles passam por todo o planeta o tempo o todo, sem deixar vestígios, mas o IceCube busca detectar a luz azul emitida quando um neutrino ocasional colide com um átomo no gelo. 


Esta fixação no Big Bang, matéria escura e estocagem de sementes na Noruega cheira a algo muito maior, é combustível aos conspiracionistas.


Então, a pergunta que não quer calar: a real finalidade do IceCube é mesmo estudar neutrinos ou enxergar outra coisa da qual nem suspeitamos ?


Há quem diga que a aproximação de um astro intruso - o Planeta X ou Nibiru - só é possível no Pólo Sul e que o IceCube estaria o estudando. Outros acham que a Terra é oca e que o IceCube guarda a entrada sul. E há quem pense que o eixo magnético terrestre está mudando de posição e o IceCube estaria estudando este fenômeno, interligado às experiências do Acelerador de Partículas e da Câmara de Sementes, abrigos subterrâneos a uma possível catástrofe global iminente.


Seja qual for a finalidade, não vejo justificativa para o gasto astronômico de um observatório no gelo.Num mundo cheio de famintos, não seria mais digno dar de comer a quem tem fome ?
Claro, a ciência precisa avançar. Mas também precisa explicar ao mundo o que um neutrino fará em nosso benefício e para quê a matéria escura servirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário